JORGE FERNANDES
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Em busca da harmonia do EU com a alma e corpo, mantendo - se em equilíbrio.
Curiosidades sobre Medicina Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma prática milenar, integrativa e complementar fundamentada nas leis da natureza sobre o processo saúde-doença no ser humano.
Considerada uma das formas mais antigas de Medicina em todo o mundo, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou simplesmente Medicina Chinesa, como, também é conhecida, é um conjunto de práticas naturais de saúde utilizados há aproximadamente 5.000 anos.
Paradigma do Qi
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, temos no universo, e em tudo que o compõe, uma energia básica, vital, chamada Qi, que está em constante movimentação e sofrendo mutações, regulando a saúde espiritual, emocional, mental e física de uma pessoa e que é influenciada pelas forças opostas do Yin e do Yang. Essa energia vital circula no corpo através de um sistema de caminhos chamados meridianos.
Os chineses creem que a vida e a saúde são fatores diretamente relacionados ao fluxo de energia pelo corpo e que um processo patológico se manifesta quando a energia é bloqueada. Sendo assim, saúde é um processo contínuo de manter o equilíbrio e harmonia na circulação do qi.
ESSENCIAS DE FLORAIS
As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente para consumo oral, usados para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente.
São preparadas a partir de flores silvestres colhidas no auge da florada da planta, nas primeiras horas da manhã quando ela ainda está cheia de orvalho, em locais na natureza onde as forças elementais se encontram intactas e, por isso mesmo, potentes/poderosas.
Enquanto nossas almas estiverem em harmonia com nossas personalidades, tudo será alegria e paz, felicidade e saúde.
O conflito surge quando nossas personalidades são desviadas do caminho, estabelecido por nossa alma, seja por causa dos nossos desejos terrenos, seja por persuasão de outras pessoas.
Este conflito e a causa base da doença e da infelicidade.
VENTOSATERAPIA
Utilizada desde o antigo Egito; as ventosas são também mencionadas nos escritos de Hipócrates e foi praticada pelo povo grego no século IV a.C.
Oriente - seu uso foi desenvolvido com base na acupuntura.
No ocidente antigo era um elemento terapêutico valioso e corriqueiro, pois era utilizada na cura de praticamente todas as doenças, na ausência de outros elementos da ciência.
A terapia acontece por meio da aplicação de uma ventosa presa a superfície da pele com o objetivo de causar uma congestão local gerada pela pressão negativa (vácuo).
Os hematomas causados desaparecem em 7 dias.